quarta-feira, 27 de junho de 2007

Blog do Percival é notícia na Internet

O Blog do Percival é notícia na Agência de Notícias da Universidade Católica de Goiás. Quer conferir? Clique aqui, acesse e confira!

domingo, 17 de junho de 2007

Dica da profª Vera

Você conhece o LeTroca? É um jogo de palavras, você recebe letras embaralhadas e com elas deve formar o maior número de palavras possíveis. É muito bom! Clique aqui e tente!

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Cultura

Clayfer Aldislei dos Santos – H3

No dia 19 de maio de 2007, houve um show no setor residencial Eli Forte, da banda Geniais do Forró. Eles fizeram no residencial Eli Forte porque lá era o único lugar aonde poderia ir mais público

Além disso, foi gravado o primeiro CD ao vivo deles. Eles tocaram várias músicas, como Pepe Moreno, Banda Calypso e os demais.

Eram nove componentes do grupo. Um tocava contra-baixo, um tocava teclado, cinco eram dançarinos (três eram mulheres e dois eram homens) e dois vocalistas. O público foi até uma boa quantia, mais ou menos umas 400 pessoas.

Tempo de pipa - Aprenda aqui no Blog do Percival como montar a sua pipa


Glaycon Brenner e Welington Costa – H3

No Novo Horizonte está tendo muitas raias. Todo dia os colegas soltam raia. Eu chego da escola e vejo as raias. Umas se rebentam e outras se cortam. Quando uma tora a outra, meus colegas ficam felizes. Não sabemos o dia em que vai acabar o tempo de raia.

É muito fácil fazer uma pipa! Basta ter linha, cola, taquara, papel de seda e tesoura. Primeiro, amarre a linha na taquara. Junte a taquara, põe uma no meio e as duas nas laterais. Enrola a linha na taquara e você fez a amarração.

Depois pegue a cola e cole o papel de seda. Depois deixe secar a cola. Se você quiser fazer a rabiola, é só cortar uma sacola, ou mais sacolas. Corta a sacola num pedaço pequeno ou grande e depois amarre os pedaços na linha. Pode ser grande ou pequena.

Relatório

Brendown Ferreira de Moura – H4

No dia 9 de maio de 2007 entrou em sala de aula uma estudante de jornalismo da Universidade Católica, chamada Raphaela. Ela cumprimentou a professora Vera e então falou com os alunos.

Ela perguntou, de um por um, pedindo a opinião sobre o jornal e perguntando o nome de cada um. Então, perguntou o que é “meio de comunicação”. Ela explicou e também perguntou o que é “linha editorial”. Ela explicou sobre texto jornalístico, também que o primeiro parágrafo chama lead.

Ela pediu para fazer um dever no sábado na festa para as mães. Para fazer uma notícia sobre isso. Depois ela ensinou como produzir um texto para a notícia e depois continuou explicando o jornalismo. Depois, pediu para fazer grupos de quatro pessoas e deu um jornal. Era para escolher uma notícia e separar as seis partes do lead, em nove minutos.

Documentário resgata modinhas de Goiás

Geovana Moreira – H3

O teatro de Pirenópolis sediou no dia 12 de maio de 2007, sábado, o lançamento de projeto que resgata as modinhas de Goiás. Resultado, em Pirenópolis, Vila Boa e Goiânia, sob direção musical do violeiro Roberto Correa.

O lançamento foi marcado pela exibição do DVD e um sarau com os artistas participantes.

O material recolhido e formado por entrevista em uma seleção de modinhas, interpretado por diferentes artistas, profissionais e amadores ligados ao universo da modinha goiana.

Repertório
No repertório há músicas contemporâneas e criações centenárias. Algumas são serenatas de Marcelo Barra sobre poema de Cora Coralina.

sábado, 9 de junho de 2007

domingo, 3 de junho de 2007

Piadas - Essa é boa!

Marcos Vinícius Souza Santiago - H3

Aula de religião na escola. A professora chama o Juquinha e pede:

- Juquinha, enumere tudo o que se deve fazer para chegar ao céu.

E o menino, sem pensar duas vezes:

- Basta morrer, fessora!

Sobre o dia das mães




Juliana Oliveira de Souza - H4

No sábado, dia 12 de maio, aconteceu na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo uma comemoração do dia das mães, organizada pelos professores e coordenadores da escola para homenagear as mães dos alunos pelo seu dia, que é tão especial para todos.

Aconteceram várias apresentações, como a de dois jovens dançando balé, a de um coral, uma peça de teatro e muitas outras atrações legais.

Houve um pouco de tumulto na ora do lanche, pois "em primeiro lugar a preferência era com certeza das mães", diz uma cozinheira da escola. Mas as crianças furaram fila o tempo inteiro. Depois tudo acabou muito bem, e as mães quase não se importaram.

Deusilene Gomes Pereira (47), mãe de Gabriel Pereira (7), diz que ficou muito emocionada vendo o filho cantar: "Ai, eu confesso que nunca tinha olhado meu filho assim, declarando seu amor por mim. Que presente, viu!".

Gabriel diz que ficou muito triste vendo a mãe chorar, mas quando viu que era de felicidade ele sentiu uma imensa alegria. "Eu fiquei triste vendo a mãe chorar, pensei que tivesse feito ela ficar triste, mas aí eu vi que ela estava feliz", diz Gabriel.

A comemoração acabou aproximadamente às 10h30 da manhã. Várias mães se agradaram muito e disseram que será inesquecível.

Comemoração do dia das mães

Daniely Beatriz - H4

Domingo, dia 13 de maio, teve uma comemoração do dia das mães. Teve muitas apresentações: teatro, músicas, homenagens e vários sorteios realizados pela professora Marilda, de espanhol.

Foi tudo muito organizado, teve o momento em que serviram café-da-manhã, tudo organizado em fila. Primeiro foram servidas as mães, depois os alunos (as) e outros.

Na entrada cada mãe ganhou um cartão com uma linda homenagem às mães. Depois de terminada toda a comemoração das mães, cada mãe e também os filhos e professores, todos que participaram do evento ajudaram a organizar as cadeiras no lugar.

Homenagem às Mães

Jaqueline dos Santos - H4

Na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo foi feita uma homenagem às mães que se iniciou às 8 horas da manhã. A diretora Luciana fez a abertura das homenagens e logo em seguida ela passou a oportunidade para a professora Marilda continuar a homenagear as mães.

A professora Cristiane e seus alunos leram uma mensagem para as mães e cantaram a música "Mamãe". A turma A1, da professora Maria do Carmo, com os alunos do Coral cantaram uma música. A turma B1, da professora Ayamari, e a professora Andréa cantaram uma música chamada "Mamãe I love you". Os alunos da turma C1 e C2, das professoras Andreia e Samantha, e a Juliana cantaram a música "Minha mãe".

Amanda Vitória, da turma C1, apresentou uma música. Os alunos e professores do Ciclo III fizeram algumas homengens. Natália Lorena da turma D1 apresentou um poema. A professora e coordenadora Maria Amélia fez uma apresentação de dança com os alunos da escola e do grupo de dança Veiga Valle, onde ela também dá aula.

A professora Vera Nice, juntamente com os alunos da escola, apresentou um teatro. Os alunos da professora Marilda apresentaram uma música. O professor Neivaldo e a professora Marilda, junto com os alunos, fizeram uma apresentação de um diálogo. No fim de todas as homenagens, serviram um café da manhã para todas as mães.

Comentário
Todas essas homenagens são uma forma dos professores e alunos expressarem o quanto as mães são especiais para todos nós.